OnBehalfofBrazil apresenta, de forma criativa, sustentável e democrática, obras que remetem às mudanças socioculturais e ambientais que ocorrem no Brasil
Em comemoração ao aniversário de São Paulo, as ruas da cidade receberam oOnBehalfofBrazil, projeto de intervenção artística idealizado pela fotógrafa e jornalista Julieta Shildknecht. As obras criadas por oito artistas brasileiras estão distribuídas em 20 pontos diferentes e remetem, de forma criativa, sustentável e democrática, às mudanças socioculturais e ambientais que ocorrem no país.

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, entre 1982 e 2016 o Brasil perdeu, ao todo, 399 mil quilômetros quadrados de superfície arborizada, o que representa mais do que a perda da Rússia, Canadá, Paraguai e Argentina, juntos. Dados do IBGE também apontam que de 2014 a 2016, mais de 62 mil km² do território nacional sofreram algum tipo de alteração.
Preocupada com os índices alarmantes do meio ambiente e com a falta de engajamento e acesso à cultura tão rica que o Brasil oferece, Julieta desenvolveu e faz a curadoria do projeto que conta com obras de mais sete artistas brasileiras: Miriam Mamber, Carmem Barboza Ferraz Rein, Marcia Cymbalista, Carol Seiler, Renata Telles, Kitty Paranaguá, Fulvia Molina e Lynn Carone.
A ação, pioneira no Brasil, faz parte da Coletiva Novembro, uma curadoria independente de obras de arte inspiradas nos elementos luz e água, e que carregam conceitos das memórias e raízes históricas do meio ambiente, também desenvolvida por Julieta. Com isso, a fotógrafa criou esse projeto de intervenções, em que as obras interagem com a utopia de uma grande cidade, sendo acessíveis a todos.
De forma inédita no Brasil, as fotografias em lambe-lambes estão distribuídas em regiões de São Paulo como Av. Paulista, Túnel da 9 de Julho, Vila Madalena, Consolação, Faria Lima, Aeroporto de Congonhas, entre outros, a céu aberto, e permitem a relação e o contato próximo com quem estiver circulando pelos locais.
“O Brasil é um país de regionalismo e muito valioso em termos ambientais e culturais, mas falta atenção para essas questões. Nós, brasileiros, precisamos nos unir para reconstruir a nossa nação. Por isso, decidi, por meio da arte democrática, expor e viabilizar novos caminhos, além de mostrar que de forma independente, podemos realizar muito mais, principalmente em prol do coletivo”, afirma Julieta Schildknecht, fotógrafa, jornalista e uma das idealizadoras do OnbehalfofBrazil.
O projeto foi criado com base em diversos estudos, como o “Social sculpture”, conceito gerado por Joseph Beuys, artista e co-fundador do Partido Verde alemão para incorporar sua compreensão do potencial da arte com o objetivo de transformar a sociedade. Considerado uma das personalidades alemãs mais influentes, produziu em diversos meios e técnicas, incluindo escultura, fluxus, happening, performance, vídeo e instalação.

As peças não serão retiradas da cidade. A Ideia, segundo a fotógrafa, é que eles se desfaçam com o tempo por conta da interação. As aristas também também pretendem levar o projeto a outros estados do Brasil, como Rio de Janeiro e Paraná.
Julieta Schildknecht realizará ainda um leilão das fotografias das obras e parte do montante arrecadado será doada a projetos sociais.
Onde encontrar
Aeroporto de Congonhas
Av. Consolação – em frente à Praça Roosevelt
Av. Faria Lima – (próximo ao Google)
Bienal – Alça Lateral do Parque
Buraco do Ademar – Antes do 1º Acesso à Av. 9 Julho
Casa do Povo
Estação Pinacoteca
FAAP
IMS (Paulista) – em frente à Praça do Ciclista
Minhocão
MIS
Ponte Cidade Jardim
Ponte Eusébio Matoso
Rua Augusta
Rua Vergueiro
Sesc Pompéia
Shopping Vila Lobos
Túnel da 9 de Julho
USP (Portão 1)
Vila Madalena (travessa da Teodoro Sampaio)

Sobre Julieta Schildknecht
Julieta Schildknecht é fotógrafa e jornalista suíço-brasileira. Cresceu em São Paulo e formou-se em Direito na Universidade Católica do Rio de Janeiro, História da Arte e Fotografia na Universidade de Zurich (2011) e, em 2013, concluiu o Mestrado em Artes com Mérito pela Oxford Brookes University, no Reino Unido. Em 2007, ingressou na Residência Artística em Estudos Culturais Visuais com Katharina Sieverding na Academia Internacional de Verão de Belas Artes, em Salzburgo.
Realizou diversas exposições individuais e coletivas na Suíça, Brasil, Nova York, Londres e Bruxelas. Seu trabalho faz parte de coleções particulares e institucionais, incluindo as de Thomas Koerfer, o Museu Tinguely em Basel e a Organização Meteorológica Mundial em Genebra, entre outros. Julieta é representada pelas agências de fotografias Keystone e O Estado. de S. Paulo.
Informações recebidas da: AtitudeCom Estratégia em Comunicação
Obrigada!
