
Tenho certeza que muitas pessoas – inclusive paulistanos – não fazem a menor ideia que existe um Museu do Relógio com mais de 600 peças históricas e únicas em plena capital de São Paulo! Pois saibam que sim, e que ele é o ÚNICO do gênero em toda a América Latina….esse passeio devia se tornar mais que obrigatório para os moradores de SP e também para turistas interessados em cultura geral.
De 15 à 18 de novembro (ontem rs) aconteceu a 47ª Retrospectiva do Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta, um evento que ocorre anualmente e sempre traz uma peça da coleção como destaque. Esse ano o escolhido foi o lendário Relógio Cuco Florestal: tem grandes dimensões (Medidas: 94cm x 58cm x 22cm) e é todo pintado – fato que não é comum nestes aparelhos. Seu maior destaque é o conjunto sonoro com dois autômatos, a simulação de um pequeno cuco e uma boneca camponesa. A boneca toca duas valsas distintas sucessivamente a cada 30 minutos, acompanhando o Cuco que “pia” um canto simples na meia hora; e na hora cheia, toca de 1 a 12 horas conforme a marcha do relógio.

Eu visitei a mostra ontem e fiquei encantada com tantos modelos antigos, bem conservados e que trazem tanta história! Me surpreendi porque não imaginava que fosse achar tudo tão interessante….um ótimo passeio para tirar fotos, saber mais da cultura de diversos povos do mundo e aumentar o conhecimento que é sempre ótimo e oportuno!
Um dos relógios que mais gostei foi esse:

O Museu do Relógio funciona dentro da seda de Dimep. A visitação é gratuita, e pode ser individual ou em grupos, acompanhada por um historiador capacitado para fornecer detalhes sobre as peças e a história de cada uma delas.
Endereço: Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina – SP
Mais informações em (11) 3646-4000, e-mail museudorelogio@dimep.com.br e www.dimep.com.br/museu

